top of page

Mingau de forno Sem Glúten

  • Foto do escritor: Clara Bresser
    Clara Bresser
  • 12 de mai. de 2015
  • 2 min de leitura

Tenho alguns vícios, um deles é pão e o outro é mingau. Então se eu fosse Celíaca eu iria sofrer muito, mas mesmo não sendo eu diminui a quantidade de glúten que eu ingiro por indicação da minha prima, que é consultora nutricional do IIN. Ela me recomendou tentar diminuir o glúten pois eu estou a mais de um ano com dor nas articulações do joelho e do ombro, e um dos efeitos colaterias de uma leve intolerância a essa proteína são dores articulares. Não sei se realmente melhora, mas eu estou testando porque eu não aguento mais dor.

Então para sustentar um dos meus vícios, o mingau, eu resolvi testar uma versão sem glúten. Não sei vocês mas quando eu fiz de quinoa eu achei que o gosto da quinoa quente não combinava, então acabei testando com trigo de sarraceno ou rigo-mourisco. Não é um ceral fácil de achar (encontrei no restaurante moinho de pedra para vender) mas acho que o vale muito a pena, principalmente para os viciados em mingau.

IMG_9673.PNG

Tem duas opções desse mingau de forno: a primeira, que está na foto, é uma receita base, portanto dá para servir com a fruta que você quiser (usei frutas vermelhas congeladas) ou iogurte. Já a segunda receita é a original, vai maça e é uma versão um pouco mais ampliada, dá para fazer em um prato grande e servir como sobremesa ou em um brunch, fica lindo.

Receita base (serve uma pessoa):

-1/3 de xic de leite de arroz sabor coco

-1 pitada de noz moscada

-1 pitada de canela

-1 pitada de sal

-2/3 de xic de água

-1/4 de colher de chá de óleo de coco

-1/3 xic de trigo de sacarreno

- uma fatia fina de gengibre

-1 tâmara seca sem caroço

Primeiramente coloque no liquidificador o óleo de coco, o leite de arroz, a aguá (pode substituir só por leite de arroz também), os temperos, o gengibre e a tâmara. Bata até a tâmara quase sumir no liquido. Adicione o trigo de sarraceno ao liquidificador e de uma pulsada (os grãos em sua maioria devem estar inteiros), transfira o liquido para uma forma individual de suflê e coloque no forno a 150 graus Celsius por 15 min no máximo.

Segunda receita:

-1 xicára de ¾ de trigo de sarraceno

-1 colher de chá de fermento em pó

-1 colher de chá de extrato de baunilha

-1/2 colher de chá de noz moscada

- 1 fatia grossa de gengibre

-1/4 de colher de chá de sal rosa

- 2 xícaras e ½ de leite de coco

- ¼ de xícara de maple

-1 xícara de noz pecã

-1 xicara e meia de maça picadinha

-1 colher de sopa de óleo de coco

Bata no liquidificador o extrato de baunilha, o leite de coco, o maple, o gengibre, os temperos e o óleo de coco. Quando o genigibre sumir adicione o trigo e de uma pulsada (os grãos em sua maioria devem estar inteiros). Coloque em uma forma refratária maior em que você já possa servir o mingau de forno. Depois adicione as maças, o fermento e a noz pecã picada e misture. Coloque no forno a 150 graus celcius por 45 minutos.

 
 
 

Comments


PROCURE POR TAGS: 

  • Instagram Clean Grey

POSTS RECENTES: 

QUEM SOU EU?

Oi, meu nome é Clara, moro em São Paulo e tenho 19 anos. Sou estudante Administração Pública e Design Gráfico, mas apaixonada pela cozinha saúdavel. Consegui juntar essas três coisas quando eu começei a postar minhas receitas, tinha uma ótima desculpa para cozinhar e fotografar mais. Além disso começei a me interessar cada vez mais sobre os impactos da alimentação na saúde pública e no ambiente, o que fez com que eu começasse a dedicar horas dos meus dias para estudar sobre sustentabilidade e nutrição. Espero que esse blog também faça com que você se apaixone por alguma dessas coisas.  

GREEN

COMFORT

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram Black Round
bottom of page