Leite de soja germinada
- Clara Bresser
- 15 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

Quando eu parei de tomar leite de vaca eu entrei na busca eterna pelo leite que combinasse com café. Eu amo leite de vaca, só que começei a passar muito mau quando tomava, então resolvi ouvir meu corpo e testar outros leites vegetais que me dessem um prazer parecido. Dos milhares que eu experimentei elenquei o leite de aveia, o leite de amendoas e o de soja, quando feito com casa.
O importante do leite de soja feito em casa é a possibilidade de usar grãos orgânicos e não trangênicos, além de germinar o grão antes de fazer o leite! Soja, assim como todas leguminosas e grãos possui antinutrientes que inibem a absorção de alguns nutrientes e atrapalham o processo digestória. Todavia, ao germinar e também cozinhar esses grãos parte desses antinutrientes saem. No caso da soja é necessário previamente fazer o seguinte processo:
deixe os grãos de soja de molho na agua durante a noite
nos próximos 3 dias enxágüe e drene 3 vezes ao dia os grãos
deixe os grãos em um lugar escuro em quanto eles estão germinando.
No terceiro dia lave bem os grãos e preferivelmente retire as cascas das favas para tirar o gosto amargo de soja
Para o leite coloque no liquidificador 1 xícara de grão de soja germinado para 2 a 3 xícaras de água fervendo de preferência. Bata por 3 minutos e depois coe o leite com um pano seco. Aperte bastante para sair todo o liquido. A parte sólida que ficou no pano pode ser guardada para fazer hambúrguer de soja, ela é rica em fibras e proteínas. Cozinhe o liquido em fogo baixo por 10 minutos mexendo de tempos em tempos. Preste muito atenção porque ele ferve facilmente e tende a transbordar no fogão. Deixe o leite esfriar e retire a película que fica por cima. Pode armazenar na geladeira por 1 semana ou congelar. Se ficar com um gosto forte de fava de soja ferva novamente sempre retirando a película que forma na superfície que ele perde totalmente esse amargo.
Comments