top of page

Leite de soja germinada


Quando eu parei de tomar leite de vaca eu entrei na busca eterna pelo leite que combinasse com café. Eu amo leite de vaca, só que começei a passar muito mau quando tomava, então resolvi ouvir meu corpo e testar outros leites vegetais que me dessem um prazer parecido. Dos milhares que eu experimentei elenquei o leite de aveia, o leite de amendoas e o de soja, quando feito com casa.

O importante do leite de soja feito em casa é a possibilidade de usar grãos orgânicos e não trangênicos, além de germinar o grão antes de fazer o leite! Soja, assim como todas leguminosas e grãos possui antinutrientes que inibem a absorção de alguns nutrientes e atrapalham o processo digestória. Todavia, ao germinar e também cozinhar esses grãos parte desses antinutrientes saem. No caso da soja é necessário previamente fazer o seguinte processo:

  1. deixe os grãos de soja de molho na agua durante a noite

  2. nos próximos 3 dias enxágüe e drene 3 vezes ao dia os grãos

  3. deixe os grãos em um lugar escuro em quanto eles estão germinando.

  4. No terceiro dia lave bem os grãos e preferivelmente retire as cascas das favas para tirar o gosto amargo de soja

Para o leite coloque no liquidificador 1 xícara de grão de soja germinado para 2 a 3 xícaras de água fervendo de preferência. Bata por 3 minutos e depois coe o leite com um pano seco. Aperte bastante para sair todo o liquido. A parte sólida que ficou no pano pode ser guardada para fazer hambúrguer de soja, ela é rica em fibras e proteínas. Cozinhe o liquido em fogo baixo por 10 minutos mexendo de tempos em tempos. Preste muito atenção porque ele ferve facilmente e tende a transbordar no fogão. Deixe o leite esfriar e retire a película que fica por cima. Pode armazenar na geladeira por 1 semana ou congelar. Se ficar com um gosto forte de fava de soja ferva novamente sempre retirando a película que forma na superfície que ele perde totalmente esse amargo.


PROCURE POR TAGS: 

Nenhum tag.
  • Instagram Clean Grey

POSTS RECENTES: 

QUEM SOU EU?

Oi, meu nome é Clara, moro em São Paulo e tenho 19 anos. Sou estudante Administração Pública e Design Gráfico, mas apaixonada pela cozinha saúdavel. Consegui juntar essas três coisas quando eu começei a postar minhas receitas, tinha uma ótima desculpa para cozinhar e fotografar mais. Além disso começei a me interessar cada vez mais sobre os impactos da alimentação na saúde pública e no ambiente, o que fez com que eu começasse a dedicar horas dos meus dias para estudar sobre sustentabilidade e nutrição. Espero que esse blog também faça com que você se apaixone por alguma dessas coisas.  

GREEN

COMFORT

bottom of page