Salada cítrica de Cenoura e Abacate para uma Segunda Sem Carne
- Clara Bresser
- 18 de mai. de 2015
- 4 min de leitura
O Movimento “Segunda Sem Carne” está presente já em 35 países, sendo encabeçada no Reino Unido pelo Paul McCartney, e se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos do uso de produtos de origem animal para alimentação. Em São Paulo foi lançada a 5 anos pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da prefeitura.
Os principais pontos que a campanha procura conceintizar nas pessoas são os impatos da alimentação baseada em produtos animais sobre os animais, a sociedade, a saúde pública e o planeta.
Conforme a UNEP – ONU desde 1992 houve um cresimento de 26% do consumo de carne vermelha e 32% de peixes e frutos do mar. Isso significa um aumento significativo de hábitos alimentares que geram sofrimento e exploração dos animais, além de incentivar a produção pecuária, que é voltada apenas para população mais rica. Essa produção gera um gasto de terras agriculturaveis e recursos escassos como aguá, além de utilizar cerca de 60% do milho e cevada e 97% do farelo de soja produzido mundialmente, enquanto temos um bilhão de pessoas no planeta passando fome que poderiam ser supridas com esses grãos - 1 quilograma de carne bovina demanda, durante sua produção, o consumo de 5 a 10 quilogramas de alimentos vegetais (fonte: FAO, 2012 – pág. 16). A pecuária no Brasil ainda é culpada por 52% dos casos de trabalho análogo a escravidão segundo a Comissão Pastoral da Terra.
Todavia, ainda há muitas pessoas que acham que a alimentação baseada em produtos animais é muito mais saúdavel, mas o consumo de carne, principalemente, está muito acima do recomendado. A Política Nacional de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde recomenda que o consumo de carne vermelha por semana seja apenas de 300g a 500g, sendo que a maioria das pessoas ingeri isso por dia (para saber mais sobre as ações de atenção nutricional do Sistema Único de Saúde (SUS) acesse www.saude.gov.br ). Sendo que o consumo exagerado é um dos grandes causadores de doenças crônicas e degenerativas como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade, diversos tipos de câncer e diabetes.
Por fim, a alimentação baseada em carne, principalemnte bovina, é insustentável para o planeta (Disponível em: http://www.segundasemcarne.com.br/o-que-e-a-campanha/ . 19 de Maio as 10: 52 AM)
O setor de produção animal é um dos maiores responsáveis pelos mais sérios problemas ambientais, em todas as escalas, da local à global (fonte: FAO/ONU, 2009).
Devido ao uso intensivo de água na cadeia de produção de carnes, um consumidor médio de carne demanda indiretamente mais de 3.800 litros de água a cada dia. (fonte: Bureau of International Information Programs, United States Department of State, 2011)
O setor pecuário é responsável por 14,5% das emissões de gases do efeito estufa globais oriundas de atividades humanas (fonte: FAO/ONU, 2013)
A pecuária é responsável pela maior parte do desmatamento na Amazônia Legal (fonte: Governo Federal, PPCDAM, 2009 – pág. 34)
Fazendo a substituição calórica da carne consumida apenas 1 dia da semana por fontes protéicas vegetais, atinge-se o mesmo impacto positivo (em termos de mudanças climáticas) que comprar toda a comida da semana de fornecedores locais (fonte: Weber CL, Matthews HS. 2008.) Saiba mais aqui.
Esses dados são bem chocantes e fizeram que eu mudasse minha visão sobre o que é considerado uma dieta alimentar saudável. Todavia, não tenho autoridade alguma para falar sobre uma dieta saudável, na medida que não tenho nenhum diploma de saúde. Mas posso garantir que uma dieta baseada em produtos de origem animal é insustentável a longo prazo. Existem mais estudos disponíveis no saite das UNEP e FAO, pra quem tiver curiosidade.

Minha intenção com as receitas veganas e vegertarianas que eu posto é mostrar que essa alimentação também pode ser deliciosa, muitas vezes mais saborosa do que pratos baseados em produtos de origem animal. Então vamos a minha receita de Salada de cenoura com coentro e abacate:
-3 cenouras medias sem casca
- 1 xícara de soja verde sem a vagem (opcional)
- ¼ de abacate picado
-1 mão de folha de coentro fresca
-2 colheres de sopa de gergelim
- casca de uma laranja e suco de metade dela
-suco de um limão siciliano
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
-1 cubinho de gengibre fresco ralado
- 1, 5 colheres de sopa de melado(opcional)
-1 pitada de sal rosa e pimenta do reino moída a gosto
Cozinhe por 15 minuto a soja verde em o dobro de água, escorra e reserve.
Corte a cenoura em fatias bem finas, eu uso o descascador de legumes da marca Zyliss , que faz com que as fatias fiquem em forma de macarrão. Misture o mel, o suco de limão e de laranja, as cascas de laranja, o sal, a pimenta e o azeite de oliva em um recipiente separado. Jogue o molho sobre a cenoura fatiada e adicione a soja verde e o gergelim . Na hora de servir adicione as fatias de abacate o coentro e misture delicadamente.
Comments